Naquele dia, Ereshkigal e Isabel almoçaram pão e água. Isabel ficava pedindo desculpas para sua mãe, por não ter completado a tarefa anterior, imposta pelo seu Mestre Victor. Ereshkigal dizia que não tinha problema nenhum, pois se o melhor aprendiz que o mago já teve, levou dois meses para conseguir, Isabel não teria como conseguir no primeiro dia.
Depois do almoço, Victor levou Isabel até a escola mais próxima. Existem seis grandes escolas em Ishtar e se levar em consideração o tamanho do reino, seis escolas é um ótimo número. Na verdade, Ishtar é um dos reinos que mais investe em educação no planeta Syn. Victor matriculou Isabel, que iria começar à estudar na semana que vem. Ela fez uma prova, apenas para analisarem se seu conhecimento era suficiente para entrar em uma classe compatível com a sua idade, ou se ela estaria atrasada. Victor ficou impressionado, pois apesar de inocente, Isabel possui bastante conhecimento para a sua idade. Seu único ponto fraco era história de Ishtar, o que já era esperado, já que ela viveu em Ti-Koan até pouco tempo atrás. Isabel não mencionou em nenhum momento, que ela recebia aulas particulares, já que sua mãe recomendou na noite anterior, que seria melhor não comentar qual era seu sobrenome ou que ela era uma princesa.
O estudo em Syn possui menos divisões do que na Terra: Aulas de Idiomas ( Escrito/Falado ),Matemática ( Inclui matemática pura, geometria básica e física básica ), Ciência ( Biologia básica, Ecologia e Química Básica ) e Conhecimentos Gerais ( História Geral, História do Reino, Geografia de Syn, Ética, Motivação e Psicologia ). Os alunos de Syn estudam apenas quatro horas por dia, com quatro divisões básicas, estudam um assunto por hora. O tipo de assunto ( Por exemplo, dentro de Conhecimentos Gerais, se vai ser História ou se vai ser Ética ) depende da idade escolar. Lá, a escola tem apenas 6 anos de estudos e geralmente a criança começa à frequentar a escola próximo de completar 8 anos e já está formada quando completa 14 ou 15 anos.
Para absorver conhecimentos mais avançados em Syn, a pessoa tem que virar aprendiz de alguém. Porém, como é um estudo na maioria sem regulamentação, a idade mínima, a intensidade e a duração depende do Mestre. Pode acontecer paralelo à escola também. Algumas classes são mais burocráticas, como por exemplo, ser Cavaleiro/Amazona em Syn. Como é uma classe controlada pelo rei local, ele determina esses fatores já mencionados.
Como Isabel iria completar 10 anos em poucos dias, ela deveria ter conhecimentos compatíveis com a terceira série. Ela conseguiu até um pouco mais do que isto, mas Victor achou melhor não forçá-la na quarta série. Então, a atendente da escola - uma senhora de cabelos brancos, acima do peso, provavelmente já avó - disse:
- Ok, então vou preencher a ficha dela... Qual seu nome inteiro, minha querida...? - perguntou olhando paraIsabel.
- Errr... eu não tenho um, senhora... - Isabel sabia que não era pra dizer que era uma Anunnaki, mas...Ereshkigal não disse o que era pra ela fazer caso perguntassem...
- Senhor Victor, não é melhor registrá-la no seu sobrenome então...? - perguntou a senhora para o Black Mage.
- Hum... sei não... - Victor resmungou...
- O que ela é do senhor...?
- Minha aprendiz...
- Tão jovem e já tem um mestre, nossa, essa garotinha deve ter um futuro brilhante! Mas... ela precisa de ensino básico também... O senhor não concorda...? - A senhora não via problema em registrar a menina no nome do velho mago, o problema era deixar de matricular Isabel no ensino básico.
- Ok, mas na ficha não coloque que ela é minha filha... A mãe dela trabalha pra mim, e alguém pode achar que eu... Bom, coloque aí que eu sou avô dela... - Victor especificou meio nervoso com essa situação...
- Tudo bem senhor, me diga então o seu nome completo e o da mãe dela, assim coloco como se vocês fossem parentes...
- Ok, ok... Eu me chamo Victor Shiva... - A senhora olhou sério para o velho mago ao ouvir seu sobrenome...Victor parou para respirar, e continuou... - Então registre a mãe dela como Ereshkigal Shiva... Se quiser, pode dizer que Ereshkigal é minha filha, apenas para constar na documentação da escola. Logicamente, registre aíIsabel Shiva como minha neta...
- Senhor, está tudo pronto, semana que vem, Isabel começa a estudar conosco - A senhora concluiu, com uma certa pressa...
- Certo... Muito obrigado... - Victor se despede...
- Muito obrigada senhora!!! - Isabel também se despede... Mas com um enorme sorriso nos lábios, sem perceber o clima pesado que se formou. Porém, ela tinha consciência que foi a primeira vez que ela ouviu o sobrenome de seu Mestre...
Victor e Isabel seguiram pelas ruas de Ishtar, voltando para casa... Já que Isabel não teria aulas até semana que vem, ela teria algumas horas livres, até o início do Treinamento - Selene, que se inicia quando o Sol começa a se por e a Lua de Syn começa a ficar visível. Neste retorno, Isabel não perderia a chance:
- Mestre Victor Shiva, por que o senhor não tinha me dito seu sobrenome antes...? - Perguntou Isabel, no meio da rua...
- Fala baixo menina!!! Não quero criar alarde!!! - Respondeu Victor...
- Ahh tá... desculpe... Não falarei mais seu sobrenome em voz alta... mas eu posso saber o motivo...? - Perguntou Isabel, insistindo na obtenção da resposta...
- Você estudou História Geral, antes de vir morar em Ishtar... A Guerra dos Trimurti não te faz lembrar de nada não...? - Respondeu Victor, forçando que Isabel trilhe um caminho até a resposta.
- Sei... A Guerra dos Trimurti foi a pior guerra que aconteceu, e envolveu o planeta inteiro... Todos os reinos entraram em colapso econômico, havendo muita fome e desespero. Ou as pessoas morriam lutando nessa guerra, ou morriam em casa, sem comida...
- Isso, mas por que essa guerra ganhou este nome...? - Victor tentou direcionar mais a conclusão de Isabel...
- Peraí, eu sei... eu estou lembrando... A guerra durou 5 anos... Ela só terminou porque surgiu três guerreiros-magos, e eles lideraram um exército contra a raiz do problema... Ele venceram e criaram o Conselho dos Reinos de Syn, que conseguiu manter a paz... pelo menos, até hoje... Mas nossa, isso faz quase 100 anos... O que tem haver com o senhor...?
- Bom, você resumiu bastante... mas sim, é isso mesmo! - Victor estava feliz. Isabel não era apenas determinada, mas também muito inteligente. Ele iria conseguir guiar sua aprendiz à chegar no resultado, sem muito esforço. Então, ele continuou a dar pistas - Você lembra do nome dos três guerreiros-magos...?
- Os nomes eram... Brahma, Vishnu e... Shiva!!! - Isabel olhou assustada para seu mestre... respirou fundo e perguntou - Mas não pode ser o senhor!!! Isso faz mais de 100 anos!!!
- Calma Isabel, eu não disse que era eu... Mas agora você entendeu porque eu evito de ficar pronunciando meu sobrenome. As pessoas se assustam... e depois tiram a mesma conclusão... Não pode ser eu, pois a Guerra dos Trimurti aconteceu à muitos anos atrás - Victor sorriu, e continuou... - Mas uma pequena correção: Não faz mais de 100 anos, na verdade faz 93 anos, e o Conselho dos Reinos de Syn, tem 92 anos.
- Compreendi... Mas o Shiva que participou da guerra, era seu parente, né...? - Já que Isabel encontrou uma abertura... ela iria perguntar tudo!!!
- Era meu tio-avô... Ele também era um Black-Mage... Mas chega deste assunto, já estamos chegando em casa... Vá descansar, no final do dia, retomaremos o treinamento... - Victor concluiu a conversa.
Na guerra que aconteceu em Syn, cada um dos três guerreiros-magos possuía uma especialidade -Brahma é o Deus da Criação, portanto traduzi como sobrenome do mago cuja especialidade era a magia branca. Já Vishnu é o Deus da Conservação, portanto traduzi como sobrenome do mago cuja especialidade era a magia de controle da matéria. E por fim, Shiva é o Deus da Destruição, e eu escolhi para ser o sobrenome do mago cuja especialidade era a magia negra.
Quando a Aliança Trimurti venceu a guerra, eles se tornaram senhores absolutos do Planeta Syn. Mas este não era o objetivo deles, até porque os três já tinham idade muito avançada na época. Um ano depois que a paz estava restabelecida, eles criaram o Conselho dos Reinos de Syn. Cinco anos depois que o Conselho passou a funcionar, os três desapareceram...
Muitos dizem com convicção que, se não fosse por estes três, esta guerra só terminaria com o fim do mundo.
Isabel descansou naquela tarde... Era só o primeiro dia e ela não estava acostumada com tanto exercício físico. As horas passaram, e o Sol começou à ceder seu espaço para uma noite estrelada. Victor chamouIsabel para a sua sala de leitura e sentou na sua confortável poltrona. Puxou uma mesa de madeira, baixa e comprida, para apoiar seus livros ao mesmo tempo que pode mostrar para Isabel, e ela se sentou em um banquinho...
- Isabel, nossas primeiras aulas sobre magia serão puramente teóricas. Depois, vamos dividir entre teoria e prática. É claro que a prática será feita lá fora, em campo aberto... - Victor abre um livro, observa por onde começar... - Ah sim, então... Tudo que está vivo no universo, emana energia. Eu, você, animais e plantas. Essa energia nos mantém vivos e é através dela que nós realizamos magias. A quantidade dessa energia vital que cada um possui, varia de ser para ser, mas com muito treino e meditação, é possível aumentá-la. O primeiro cuidado é não usar muita energia vital em uma magia, pois se você usar 100% da energia que você tem disponível, você cai morta assim que termina a magia.
- Essa energia teria um nome específico...? Ela pode ser medida...?
- Depende muito de quem está ensinando... Eu já ouvi pessoas se referindo como Prana, Mana, Ki, Chi,Chakra, Cosmo, Nefesh, Pneuma, Bioenergia, Espírito Santo... Eu particularmente chamo de energia vital ou energia astral... Medir esta energia...? Sim, existe uma maneira, mas antes, preciso explicar o que é um Octo...
- Estou prestando atenção...
- Um Octo é um cristal lapidado, um fragmento de um cristal puro de energia. Existem Octos de diferentes tipos, mas vamos com calma... O primeiro tipo de Octo que você vai conhecer é este daqui...
Victor se levanta, abre uma gaveta e tira dois sacos de veludo dela, voltando para o seu lugar... Então, ele abriu um dos sacos e tirou um cristal lapidado de maneira achatada como uma moeda, mas os cantos, em vez de circular, são oito lados retos, formando uma figura geométrica conhecida como octágono. Ao segurar este Octo, ele se ilumina em um tom de verde, bem vivo... Então, Victor continua...
- Aqui está... Este Octo é de um tipo muito simples, ele apenas se acende baseado na quantidade de energia vital de quem os toca. Isabel, deite-se sobre a mesa...
Isabel retira os livros e se deita sobre a mesa, Victor começa a tirar Octos do mesmo saco de veludo de onde saiu o primeiro. O velho mago começou a colocar os pequenos cristais sobre Isabel. Os quatro primeiros se acenderam em um tom de verde vivo, os dezessete seguintes em um tom de azul. Quando o mago iria colocar mais um, ele não se acendeu... Então ele pode calcular a energia vital de Isabel:
- Quatro Octos acenderam em tom verde. Posso dizer que hoje, você precisa de 20 unidades de energia vital para se manter viva. Dezessete ficaram azuis, então, você ainda tem 85 unidades livres para realizar magias, num total de 105 unidades de energia vital... Hum...
- E é um número bom...?
- Na verdade, muito bom... De saúde, você está em um nível normal para a sua idade... Mas no total, eu esperava no máximo umas 50 unidades, que é a média para a sua idade. Mas você tem um pouco mais do que o dobro!!! Quando eu comecei a estudar magia, eu era dois anos mais velho do que você é hoje, tinha um total de 60 e meu Mestre já achou que eu tinha uma boa vantagem em relação aos outros aprendizes... Você já tem uma boa vantagem natural, se estudar com dedicação, dominará a arte da magia negra como poucos...
- Que bom!!! - Isabel abre um grande sorriso enquanto sai de cima da mesa...
- Mas eu não disse que será fácil... Não vá ser desleixada com seus estudos porque se acha superior às demais crianças da sua idade!!! - Victor alerta Isabel...
- Não, não se preocupe... irei fazer tudo o que o senhor mandar! - Isabel tira o sorriso do rosto, para mostrar seriedade...
- Continuando... Quanto mais saudável você estiver, menos energia você consumirá... - Victor tenta continuar, mas Isabel interrompe...
- Por isto eu preciso fazer exercícios físicos!!! Estando forte e saudável, vou consumir menos da minha energia vital, e assim sobra mais energia para realizar magias!!!
- Exato! Você compreendeu... Agora, vou explicar como você realiza uma magia...
- Sim sim... Continue...
- Basicamente, existem duas maneiras: Ou você utiliza um Octo que possa canalizar sua energia vital em direção de um objetivo, ou você aprende a fazer isto sozinha. Geralmente, um bom mago aprende à soltar magias de um único tipo, mas sempre tem à mão alguns Octos de tipos diferentes. Por exemplo, eu sou umMago Negro, que conhece a natureza de magias destrutivas. Mas sempre carrego comigo, alguns Octos deMagia Branca... Nunca se sabe quando vai precisar de uma magia de cura!
- Mas Mestre... Existem diferenças entre Octos do mesmo tipo...? E qual magia sai melhor...? Seria a magia 'aprendida', sem Octo, né...?
- Calma Isabel, este é apenas o primeiro dia... Mas respondendo às suas perguntas... Sim, pois o Octo é na verdade, fragmentos de um Cristal Mágico maior. Quando alguém encontra um Cristal Mágico na natureza, ele o vende para alguém que domine a arte da criação de Octos. Então, este Cristal Mágico é quebrado e seus fragmentos lapidados para ficarem neste formato. Quanto mais ao centro este Octo estava do Cristal Mágico original, menos energia vital ele consome para realizar uma magia, portanto, ele se torna um Octo de alta qualidade. Agora, quanto mais próximo da superfície do Cristal Mágico original, mais energia ele precisa para realizar uma magia... Então, ele se torna um Octo de baixa qualidade.
- Entendi...
- Agora se é melhor utilizar um Octo ou soltar a magia sem a ajuda deles, depende muito. Se o Octo for de qualidade e você uma aprendiz, provavelmente utilizar o Octo irá consumir menos energia vital do que se você fizer sozinha... Isso vai manter o seu fôlego por mais tempo, e você poderá lutar por mais tempo. Depois, adquirindo experiência, a equação irá se inverter, e soltar magias manipulando sua própria energia vital sem a ajuda de um Octo, se tornará mais vantajoso. E para completar, o tipo do Octo é definido pela natureza doCristal Mágico que o originou. Mas isso não define apenas se o Octo pode gerar magias negras, brancas, etc. Ele é mais específico, então um Octo é indicado para realizar magias específicas, como manipulação de fogo ou regeneração celular.
- É... magia não é algo simples... Existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração...
- Por isso você precisa estudar e se esforçar muito. Mas não se preocupe... Hoje é apenas o primeiro dia...
Criação & Desenvolvimento: Armando Schiavon Dias 'J.Maximus'
Controle de Qualidade: Luciane Orlando 'Gwen'
Desenhos: Georges Duarte
Cores: Geraldo Filho ( Primeiro Quadro ) e Georges Duarte ( Segundo e Terceiro Quadros )
Não perca o próximo capítulo de Syn'Stories: Djin Shaitan